Novo álbum “Odeon Hotel” dos Dead Combo nas lojas a 13 de abril

2018 04 3 | Noticias

Deus Me Dê Grana” é o single de avanço do novo longa-duração dos Dead Combo, “Odeon Hotel”, álbum que, no dia 13 de Abril, será editado mundialmente pela Sony Music Entertainment.

O videoclip de “Deus Me Dê Grana” foi realizado por André Tentúgal que sintetiza deste modo o seu envolvimento no projecto:

“Quando os Dead Combo me convidaram para filmar este “HOTEL ODEON/ DEUS ME DÊ GRANA” foi inevitável eu tentar materializar este espaço e fui em busca dessa imagem, que para mim seria o Hotel. Encontrei-o no centro do Porto e recheado de microcosmos de personagens paradas num tempo, no seu tempo. Filmei a sua solidão e os seus cruzamentos, reais e imaginários.”

O emblemático duo formado por Tó Trips e Pedro Gonçalves faz questão de continuar a consolidar o seu universo singular e levar cada vez mais longe uma música que, alicerçada na mais profunda alma lusitana, não conhece limites de tempo ou espaço.

Para isso, rodeia-se desta vez de um excepcional naipe de convidados que, sendo sempre fiel à personalidade vincada e única do projecto, participa activamente na sua constante procura de progressão.

Em “Deus Me Dê Grana”, a bateria de Alexandre Frazão, a percussão de Mick Trovoada, a viola de Bruno Silva e os saxofones de João Cabrita juntam-se às guitarras de Pedro Gonçalves e Tó Trips, sob a direção de estúdio de Alain Johannes, reputado músico e produtor que já colaborou com nomes como os Queens of the Stone Age, PJ Harvey ou Chris Cornell.

O resultado é uma intensa e musculada excursão instrumental, de uma imensa riqueza rítmica e tímbrica, que expande o imaginário profundamente original que distingue a música do duo lisboeta para níveis de excelência, só ao alcance dos eleitos.

O novo trabalho dos Dead Combo será apresentado em Portugal numa tour, com início previsto para abril e que se estenderá até 2019.

Ao vivo, a banda apresentar-se-á com uma formação inédita com músicos convidados:

Tó Trips – Guitarras
Pedro Gonçalves – Guitarras, Contrabaixo, Melódica, Pianinho
Alexandre Frazão – Bateria, Voz
Gui – Sopros, Mellotron, Voz
António Quintino – Contrabaixo, Guitarras, Mellotron

DEAD COMBO

A história dos Dead Combo, a dupla formada por Tó Trips e Pedro Gonçalves, começou em 2003 na sequência de um convite do radialista Henrique Amaro (Antena 3) para compor e gravar a canção “Paredes Ambience”, incluída no disco de homenagem a Carlos Paredes “Movimentos Perpétuos – Música para Carlos Paredes”.

Os álbuns da banda editados até ao momento têm sido largamente elogiados em Portugal e no estrangeiro, recebendo vários prémios para “Álbum do Ano”.
Lusitânia Playboys (2008), o terceiro disco de estúdio, foi eleito “Álbum da Década” pelo jornal Expresso.

A dupla participou no episódio sobre Lisboa do programa “No Reservations” de Anthony Bourdain, o que lhes valeu a entrada no top 10 dos discos de world music mais vendidos no iTunes norte-americano.

Em Dezembro de 2014, coroando um ano com mais de 40 concertos realizados, esgotaram com espectáculos mágicos o Coliseu dos Recreios em Lisboa e o Teatro Rivoli no Porto. Também no final de 2014, ficou a saber-se que “A Bunch of Meninos” foi considerado pelos leitores do Blitz como o melhor álbum português de 2014.

O ano de 2015 começou com a chegada da música dos DEAD COMBO a Hollywood, através da inclusão de 2 músicas suas no filme “FOCUS”, realizado pela dupla Glenn Ficarra e John Requa e protagonizado pela super-estrela norte-americana Will Smith. O Globo de Ouro de 2015 para melhor banda, confirmou o reconhecimento nacional do trabalho de Tó Trips e Pedro Gonçalves.

Em 2016, a banda reinventa-se com a ajuda das “CORDAS DA MÁ FAMA” e apresenta-se de forma mais acústica e por vezes surpreendente, de norte a sul de Portugal, culminando com o lançamento de um novo disco, o oitavo da sua carreira. Em 2017, os DEAD COMBO continuaram a trajectória extraordinária que têm vindo a desenhar, com a consolidação da sua carreira internacional e a sua afirmação como uma das mais interessantes e importantes bandas do novo panorama musical português.

Pin It on Pinterest

Share This